Importação UK - Garantias

Local para inserção de notícias ou assuntos diversos (sujeito a aprovação do fórum)

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Responder
JMMC
Membro em Estágio
Mensagens: 6
Registado: 04 fev 2020 08:51
Contacto:

Importação UK - Garantias

Mensagem por JMMC » 04 fev 2020 09:32

Bom dia a todos,

Estou com ideias de adquirir uma GSA 1200 (2014-2017) usada Nacional ou gastar mais uns €€€ e ir buscar uma GSA 1250 quase novinha a UK.

Na caso da importação, sei que o processo de legalização em sí, é relativamente barato.
O que me preocupa mais são as garantias. Como é que funcionam depois em PT? são validas ou nem por isso.
Se for uma BMW premium selection, a garantia dada no Uk, continua ser valida em PT?
E se for adquirida a um privado, Sei que são negocios pouco recomendaveis, mas tenho lá um familiar que neste momento tem um colega que está a pensar desfazer-se de uma GSA 1250 porque simplesmente foi o primeiro contacto com este tipo de mota e não está a gostar... Só que a mota tem menos de 6 meses e menos de 2000Km, logo cá em portugal vai ser considerada nova, e terei que pagar o iva em PT, ceto? Para evitar essa situação, a mota tem que ter mais do 6 Meses e 6000Km, ou isto são regras so para os profissionais??
Ainda no caso do particular, a garantia do fabricante, continuaria a ser valida em PT.

Desculpem tantas perguntas, as duvidas são muitas, mas as condições são mesmo tentadoras.

Obrigado,
Jorge Caiado

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por amandio » 04 fev 2020 09:47

O problema de ir buscar as mota à GB, é que as motas normalmente estão em milhas e a orientação do feixe de luz do farol está invertida.
E agora que o Brexit está efectivo, não sei como funcionará todo o processo?!?!?! :roll:

Em alternativa, na Alemanha também se encontra muitas motas usadas a preços tão ou mais "competitivos" que na GB.
Pode fazer uma comparação de preços no mobile.de.

Quanto à garantia BMW Motorrad, é universal. :D
Pode comprar a mota num concessionário, e não voltar a por lá os pés, e ir depois a outro lado (concessionário oficial claro!) que a garantia está sempre activa.
E porque a BMW é uma marca global, o serviço e garantias mantêm-se mesmo noutro país.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por amandio » 04 fev 2020 09:59

Já agora para a compra de motas usadas:
Checklist para compra de mota em 2a mão

E sobre a questão do farol:
Farol "INGLÊS" da R1200RT 2005
A questão do farol especificamente em relação à GSA, não sei se se aplica.

E finalmente em relação ao IVA, Portugal não é dos piores... está a meio da tabela em relação à Europa.
Aqui na Noruega é bem mais agonizante os preços das motas. A Noruega não é EU por isso paga taxa de importação e IVA.
O preço de uma mota nova é sempre 25 a 30% mais que em Portugal.

É também a razão pela qual eu estou à procura de mota na Alemanha em vez de comprar cá.
Pois, mesmo pagando 25% do valor de compra de uma mota usada com mais de 5 anos mais a legalização e matrícula, é sempre mais barata que comprar cá.

Exemplo gritante é encontrar na Alemanha K1600GT de 2012 por exemplo a 8.000€ aqui nunca menos de 15.000, quando novas (aqui) chegam aos 30.000. :roll:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

JMMC
Membro em Estágio
Mensagens: 6
Registado: 04 fev 2020 08:51
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por JMMC » 04 fev 2020 11:32

Nem me tinha lembrado do Farol... mas nos dias hoje, Numa GSA nova tudo LED para aqui, led para ali, já não será tudo automático?? Alguém consegue confirmar?

Mesmo a questão das milhas, sendo a instrumentação toda digital, presumo que seja seja apenas mudar a unidade de medida nas configurações. Pelo menos é o faz sentido...

Estou a falar do UK, apenas porque tenho lá familiares e podem agilizar-me a compra. E os preços mesmo com o cambio desfavoravel, continuam a ser melhores que na Alemanha. Agora farol e unidade de medidas, são duas questões pertinentes..

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por amandio » 04 fev 2020 12:22

Em relação ao farol, a luz de LED de dia, não tem qualquer influência no feixe de luz, é a distribuição da superfície reflectora que condiciona o feixe de luz.
Como disse anteriormente, realmente não sei se se aplica às novas motas com esta tecnologia. E é um assunto difícil de confirmar a não ser num concessionário ou com alguém directamente ligado à BMW Motorrad.

Quanto à conversão de milhas para kms, sim é fácil e os concessionário podem fazê-lo, por um preço naturalmente.

Compreendo que tenha facilidades em comprar na GB. Mas compensa ter de mudar farol se for o caso, claro?
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

JMMC
Membro em Estágio
Mensagens: 6
Registado: 04 fev 2020 08:51
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por JMMC » 04 fev 2020 12:50

amandio Escreveu:
04 fev 2020 12:22
Em relação ao farol, a luz de LED de dia, não tem qualquer influência no feixe de luz, é a distribuição da superfície reflectora que condiciona o feixe de luz.
Como disse anteriormente, realmente não sei se se aplica às novas motas com esta tecnologia. E é um assunto difícil de confirmar a não ser num concessionário ou com alguém directamente ligado à BMW Motorrad.

Quanto à conversão de milhas para kms, sim é fácil e os concessionário podem fazê-lo, por um preço naturalmente.

Compreendo que tenha facilidades em comprar na GB. Mas compensa ter de mudar farol se for o caso, claro?
Se tiver que mudar o farol, mesmo que compense , já não penso mais em Uk... tenho que tentar perceber se a questão se coloca nos novos modelos ou não. Não sei bem é como...

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por amandio » 04 fev 2020 12:59

Tenho um amigo que trabalha na BMW Motorrad aqui em Oslo.
Estou à espera que me responda sobre o assunto!
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

JMMC
Membro em Estágio
Mensagens: 6
Registado: 04 fev 2020 08:51
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por JMMC » 04 fev 2020 13:05

amandio Escreveu:
04 fev 2020 12:59
Tenho um amigo que trabalha na BMW Motorrad aqui em Oslo.
Estou à espera que me responda sobre o assunto!
Não sei como agradecer!!

Avatar do Utilizador
JoseMorgado
Moderador
Mensagens: 6443
Registado: 23 jan 2008 21:41
Localização: Lisboa
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por JoseMorgado » 04 fev 2020 21:00

Boa noite Jorge.

Relativamente às questões da orientação do Farol e das unidades do Odómetro, já tive notícia que, nas Motas mais recentes, será apenas uma questão de configuração.

No entanto, o melhor será confirmar num concessionário BMW Motorrad.

Se o nº de chassis estiver disponível, num concessionário eles darão a informação mais acertada sobre a Mota em concreto.
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
R80 G/S 83
R1250 RT 2022

Imagem

Avatar do Utilizador
amandio
Moderador
Mensagens: 9001
Registado: 21 abr 2008 12:05
Localização: Oslo, Norway
Contacto:

Re: Importação UK - Garantias

Mensagem por amandio » 05 fev 2020 10:56

Sim parece que nas motas novas essa questão não se põe.
Aqui na BMW Motorrad Oslo não têm conhecimento que isso aconteça.
Se bem que a situação de importação de motas da GB para cá seja também rara. Vêm quase sempre da Alemanha ou da Polónia.
Amândio de Aveiro
(da Madeira, mas em Oslo)
A Zarolha - R1150 GS 2000 [2002-2013]
The Red Devil - K1100RS 1995 [2020-...]

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante