Importação de BMW

Local para inserção de notícias ou assuntos diversos (sujeito a aprovação do fórum)

Moderadores: pedropcoelho, LTS, JoseMorgado, amandio, MHQC

Avatar do Utilizador
Helpdesk
Membro Júnior
Mensagens: 231
Registado: 20 dez 2007 14:45
Contacto:

Importação de BMW

Mensagem por Helpdesk » 03 fev 2009 16:01

Alguém sabe o que é necessário fazer para se trazer 1 mota de Inglaterra?
Quais os papéis, preços...
Cláudia Braz
BMW Motoclube Portugal
móvel: +351 939446949
e-mail: helpdesk@bmwmotoclube.com

Avatar do Utilizador
josecunha
Membro Veterano
Mensagens: 6091
Registado: 31 mai 2006 13:24
Localização: Algures em Nenhures
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por josecunha » 03 fev 2009 16:35

Consultar firmas que importam veículos, ou traser a viatura e depois legaliza-la, também em firmas que se encarregam disso.

A ajuda não foi grande coisa... pois não :roll:
JCunha
Sócio n.º 55

Avatar do Utilizador
obelix_xxi
Membro Iniciante
Mensagens: 90
Registado: 09 mar 2008 19:19
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por obelix_xxi » 03 fev 2009 16:56

Não sei se estará actualizado, mas aqui vai:

os motociclos encontram-se excluídos do IA, ainda que devam fazer o processamento de uma Declaração Aduaneira de Veículo (DAV) para efeitos de matriculação, junto da alfândega da área de residência do interessado, sendo Lisboa, a Alfândega do Jardim do Tabaco, telef. N.º 21 8814100.

O motociclo deverá vir acompanhado dos documentos (livrete/registo) e da factura de aquisição.

No que concerne aos aspectos técnicos (homologação/inspecção) contacta a DGV, telefone n.º 21 3122100.

A aquisição do motociclo a ser efectuada na qualidade de particular, varia dependendo do motociclo ser considerado novo ou usado, face à legislação em vigor na matéria.

Assim, nos termos do Regime do IVA nas Transacções Intracomunitárias (RITI), apenas poderá ser considerado como novo um meio de transporte (qualquer veículo terrestre a motor com cilindrada superior a 48 cc ou potência superior a 7,2 KW), cuja venda seja efectuada há menos de seis meses, desde a data da primeira utilização, ou tenha percorrido menos de 6000 km.

Estas condições devem estar reunidas no momento da venda do meio de transporte.

Caso o motociclo seja considerado novo, a venda será isenta de IVA, sendo o imposto devido em território nacional.

Nestas condições e face ao disposto no n.º 4 do artigo 22.º do RITI, na redacção dada pelo DL n.º 211/2005, de 7 de Dezembro, o IVA devido deverá ser pago junto da alfândega da área de residência (Alfândega do Jardim do Tabaco), através da DAV.

O valor tributável do IVA é constituído pelo valor transaccional do motociclo (preço de factura), adicionado das despesas de transporte e seguro, caso existam, ao qual é aplicado a taxa de 20%.

Na eventualidade do motociclo ser usado, em virtude de no momento da venda ter mais 6 meses, após a data da primeira utilização e ter percorrido mais de 6000 Km, o IVA é cobrado no acto da venda, não sendo devido imposto em território nacional.

A data da primeira utilização do meio de transporte é a que consta do título de registo de propriedade ou documento equivalente ou, na sua falta, a da factura ou documento equivalente emitidos aquando da aquisição pelo primeiro proprietário (artigo 6.º - 3 - do RITI).

No momento da aquisição do motociclo - novo ou usado - deverás exigir do vendedor, a fim de serem apresentados aos serviços aduaneiros:

Os documentos do motociclo, caso o mesmo já tenha possuído uma matrícula;
e

A factura ou documento equivalente.

No caso da venda ser efectuada por um particular, a factura deverá ser substituída por uma declaração de venda.

Agora.... Cuidado com os negócios maravilha que por vezes surgem por aí!!!!!!!!!!!!!!!!!!
vivam cada dia como se fosse o último... um dia vão acertar!

Francisco Coelho
Membro Veterano
Mensagens: 2319
Registado: 16 out 2007 10:23

Re: Importação de BMW

Mensagem por Francisco Coelho » 03 fev 2009 17:23

Espectáculo Obelix :shock: ... Completissimo :wink:

Obrigado por partilhares :D :wink:

Avatar do Utilizador
obelix_xxi
Membro Iniciante
Mensagens: 90
Registado: 09 mar 2008 19:19
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por obelix_xxi » 03 fev 2009 17:27

é que eu já andei a ver como faria isso com uma RT inglesa, mas posteriormente vim a descobrir que era um esquema muuuuiiiiittttttaaaa manhoso para enganar aqui a malta :twisted: ....

Felizmente que não cheguei a pagar nada, pois por sorte tinha que ir a Londres em trabalho e aproveitava assim para ver a mota e eventualmente vinha até a rolar com ela até Portugal. Nessa altura, como é óbvio "eles" roeram a corda...
vivam cada dia como se fosse o último... um dia vão acertar!

Avatar do Utilizador
Helpdesk
Membro Júnior
Mensagens: 231
Registado: 20 dez 2007 14:45
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por Helpdesk » 03 fev 2009 18:09

Muito obrigada pelas respostas. :wink:
Cláudia Braz
BMW Motoclube Portugal
móvel: +351 939446949
e-mail: helpdesk@bmwmotoclube.com

Avatar do Utilizador
jorgelamileal
Membro Veterano
Mensagens: 4029
Registado: 05 fev 2008 16:39
Localização: Algarve
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por jorgelamileal » 03 fev 2009 20:41

obelix_xxi Escreveu:é que eu já andei a ver como faria isso com uma RT inglesa, mas posteriormente vim a descobrir que era um esquema muuuuiiiiittttttaaaa manhoso para enganar aqui a malta :twisted: ....

Felizmente que não cheguei a pagar nada, pois por sorte tinha que ir a Londres em trabalho e aproveitava assim para ver a mota e eventualmente vinha até a rolar com ela até Portugal. Nessa altura, como é óbvio "eles" roeram a corda...
Importar de Inglaterra é sempre uma má ideia por causa do guiador à direita... :mrgreen:
Jorge Lami Leal
Sócio # 262 | BMW K1100 RS 1996 | BMW R1200 RT 2009 <<http://itinerancia-errante.blogspot.com/>>

Guest

Re: Importação de BMW

Mensagem por Guest » 05 fev 2009 15:03

Eu comprei a minha HP2 em Espanha e na semana passada chegou uma outra HP2 comprada em Inglaterra.

De lá apenas precisa trazer os documentos originais da moto, uma declaração de venda ou factura e se conseguir o COC "Certificado de conformidade Europeia"
Depois é uma telenovela ente IMTT, Alfândega e inspecções até conseguir a matricula Portuguesa, se contratar uma empresa para tratar disso espere gastar + ou - 600 euros, se fizer vc mesmo gasta metade disso em todo o processo (da Alfândega ao preço da matricula e dos documentos propriamente ditos)

A telenovela da minha está aqui: http://www.nomadstrail.net/site/index.p ... pic=3991.0 lá encontra detalhes sobre todo o processo dia a dia. O processo é idêntico para qualquer moto comprada na Europa.

Tenha atenção que nem o IMTT sabe muito bem o são as regras na importação, disseram-me coisas muito diferentes durante o processo, inspecções que eram necessárias e que depois afinal não faziam falta etc...

Boa sorte, ao preço da libra actualmente o UK tornou-se o Outlet das motos na Europa :mrgreen:

Avatar do Utilizador
obelix_xxi
Membro Iniciante
Mensagens: 90
Registado: 09 mar 2008 19:19
Contacto:

Re: Importação de BMW

Mensagem por obelix_xxi » 05 fev 2009 15:15

carlosazevedo Escreveu:Eu comprei a minha HP2 em Espanha e na semana passada chegou uma outra HP2 comprada em Inglaterra.

De lá apenas precisa trazer os documentos originais da moto, uma declaração de venda ou factura e se conseguir o COC "Certificado de conformidade Europeia"
Depois é uma telenovela ente IMTT, Alfândega e inspecções até conseguir a matricula Portuguesa, se contratar uma empresa para tratar disso espere gastar + ou - 600 euros, se fizer vc mesmo gasta metade disso em todo o processo (da Alfândega ao preço da matricula e dos documentos propriamente ditos)

A telenovela da minha está aqui: http://www.nomadstrail.net/site/index.p ... pic=3991.0 lá encontra detalhes sobre todo o processo dia a dia. O processo é idêntico para qualquer moto comprada na Europa.

Tenha atenção que nem o IMTT sabe muito bem o são as regras na importação, disseram-me coisas muito diferentes durante o processo, inspecções que eram necessárias e que depois afinal não faziam falta etc...

Boa sorte, ao preço da libra actualmente o UK tornou-se o Outlet das motos na Europa :mrgreen:
Espera aí.................

Tu és o Carlos Azevedo??? The Carlos Azevedo by himself? :shock:
vivam cada dia como se fosse o último... um dia vão acertar!

Guest

Re: Importação de BMW

Mensagem por Guest » 05 fev 2009 16:21

obelix_xxi Escreveu:
Espera aí.................

Tu és o Carlos Azevedo??? The Carlos Azevedo by himself? :shock:
Shiii agora estou assustado :shock: Se for da ASAE aqueles enchidos que comprei em Trás dos Montes são para dar ao cão, de for das finanças aquela conta na Suíça é de um primo meu, e se for marido de alguém, não, não era eu!!

Há por aí mais homónimos... :|

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 1 visitante