"R90S Days 2016" - Baiona - Galiza 17 a 19 de Junho

Local para anúncio de encontros de outras Organizações

Moderadores: JoseMorgado, pedropcoelho, Rui Viana, MHQC, amandio

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Re: "R90S Days" - Baiona - Galiza 17 a 19 de Junho 2016

Mensagem por amandio » 16 jun 2016 11:15

Se esquecer a flanela pode sempre passar a língua e a camisola :mrgreen:

(olha que não seria a primeira vez que veria uma coisa semelhante :twisted: )
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Registado: 22 abr 2014 19:10
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 17 jun 2016 11:28

A esta hora a R90S do José Morgado já estará a gastar pneus...

A Galiza em questão não é em Portugal??...agora que ví que há uma em Espanha.

Abçs
Luiz

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 17 jun 2016 11:50

Sim Galiza é a região de Espanha a norte de Portugal :D
É onde o espanhol é mais parecido com o português também
(Zona da qual portugal "nasceu" dando uma linguagem comum para a evolução ao português actual.)
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 17 jun 2016 17:58

Amândio,

obrigado pela informação "geográfica"!!

Acreditava haver também uma cidade com nome Galiza, tanto em Espanha como em Portugal.

Abração!!
Luiz

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 17 jun 2016 18:13

Para ser mais específico, o Zé foi para cidade de Baiona a cerca de 35 km a norte de Portugal por Valença.
Também muito próximo de Vigo região da Galiza (Galicia em espanhol). E nesta região falam o galego! :D
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

luiz silva
Membro Experiente
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 17 jun 2016 21:18

No Brasil chamamos Galegos quem tem pele muito clara e cabelos louros...o mesmo em Portugal??

Os Vikings estiveram por aí também??

Abçs
Luiz

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 17 jun 2016 23:00

Já estou em Baiona, na Galiza.

Este ano, o encontro ibérico das R90S é aqui.

Como é muito perto de Portugal, inscrevi-me.

O problema, foi ter a mota pronta para vir.

Ontem, às 20:00, ainda o João Monteiro, da Motomil, estava a montar a caixa de velocidades da mota.

Felizmente, tudo ficou pronto a tempo, e a viagem correu sem incidentes.

Amanhã saímos cedo, para um passeio à volta do Rio Minho que, nesta zona, faz a fronteira entre Portugal e Espanha, e por isso, será atravessado várias vezes.

A Galiza e o Minho, são umas das regiões da Península que, apesar de separadas administrativamente pela fronteira, têm mais afinidades, quer a nível da cultura e da língua, quer a nível da paisagem.

Em Portugal, a palavra "galego", para além de designar uma espécie de azeitona, preta, muito pequena, bicuda, com um sabor muito característico e muito boa para produzir azeite, é também a designação de "pessoal" muito trabalhador, pacato e sério, que não gosta de dar nas vistas, mas que gosta de amealhar os seus rendimentos, para ocasiões futuras.

Durante a crise que Espanha passou, após a Guerra Civil Espanhola, 1936-1939, muitos foram os Galegos que imigraram para as grandes cidades portuguesas, criarndo negócios, muito ligados à restauração, conseguindo amealhar, "grandes" "pequenas" fortunas anónimas.

Este espírito está bem patente na frase popular ainda hoje se usa em Portugal, "aquele trabalha que nem um Galego", em oposição à "mandriice" do comum dos portugueses.

Existem várias "Galiza's" em Portugal, não regiões, mas localidades, eu conheço uma no concelho de Oeiras.

Os Galegos, fisicamente, são muito semelhantes aos Portuguese do norte litoral de Portugal, normalmente, morenos e de estatura baixa ou mediana.

É em Baiona que começam as famosas Rias Bajas, zona muito característica pela produção de marisco, de grande qualidade e quantidade.

Também aqui, como no Norte de Portugal, a pesca longínqua, para as zonas frias da Gronelândia e do Mar do Norte, tem grande expressão económica.

Toda esta região é muito interessante, só peca por ser a "sanita" da Península, pois são raras as ocasiões em que não existem "grandes descargas intensas de água".

Ainda em Abril, quando aqui passámos no "Iberian Coast Tour", apanhámos tanta água e tanto frio, que quase jurei nunca mais cá voltar....

Dois meses depois, cá estou outra vez, agora com Bom Tempo.

Mas é por uma Boa Causa, as R90S!!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

luiz silva
Membro Experiente
Contacto:

Mensagem por luiz silva » 17 jun 2016 23:39

José,

apesar de já noite adiantada, que bom ter notícias suas...e tão boas, melhor ainda!!

A R90S comporta-se bem, São Pedro deve estar preocupado com as festas juninas de modo que deu uma folguinha aos participantes do evento...tudo ótimo.

Muito boas as considerações sobre os Galegos...mas a azeitona já é velha conhecida, não falta em casa...temos importadas da Maçarico.

E viajar é sempre mesmo uma imersão em história e cultura.

Que tudo continue a correr bem para si e sua R90S!!

Abraços
Luiz

amandio
Membro Veterano
Contacto:

Mensagem por amandio » 20 jun 2016 06:45

Como sempre com um grande inside sobre o local e história!!!
Bom passeio Zé!
Amândio de Aveiro
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 22 jun 2016 11:35

Depois de ter ido e vindo a Baiona, onde os "Amigos de Clássicas BMW de Espanha" me receberam com muita simpatia, aqui ficam algumas fotografias desta viagem.

Saí de Lisboa à hora de almoço de 6ª Feira.

Aqui, na área de serviço de Aveiras, na A1.

Imagem

Imagem

Depois de fazer cerca de 400 km, quase sempre em AE, com diversas paragens, para verificar o bom funcionamento de todos os órgãos da mota, pois era a 1ª grande viagem que fazia com ela.

Passei por, Coimbra, Aveiro, Porto, Matosinhos, onde aproveitei para fazer uma visita ao "Mago" dos "Quadrantes", Alexandre Ramôa, que recuperou os instrumentos da minha R90S, Vila do Conde, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira e cheguei à ponte de Vila Nova de Cerveira, sobre o Rio Minho, que faz fronteira entre Portugal e Espanha.

Entrei só na Galiza, uma vez que a palavra "Espanha" foi apagada.

Imagem

As vistas são fantásticas.

Imagem

Pelo meu GPS, esta ilha ainda é portuguesa.

Imagem

Aqui será, mais ou menos, a linha de fronteira.

Imagem

Aqui, já a margem galega.

Imagem

Esta era a perspectiva da praia de Baiona quando cheguei.

Imagem

De notar que, nesta altura do ano e nesta zona de Espanha, é de dia até muito depois das 22:00h.

Durante o animado jantar, onde o José Ramón Ricart deu as boas vindas a todos os participantes, ficou combinado que a saída, no dia seguinte, seria às 7:50h, já com os depósitos cheios, para colocar todas as motas em formação, num local próximo do hotel, para a fotografia de grupo.

Imagem

Antes da hora marcada, à porta do hotel.

Imagem

A esta hora, já estava connosco o Mário Lima, de Braga, mas que vinha de Caminha, o segundo representante de Portugal neste encontro.

A minha placa identificativa, estrategicamente colocada por baixo da carenagem, "cúpula", em espanhol.

Imagem

Como tudo nesta organização, o local para tirar a fotografia de grupo foi escolhido ao pormenor.

Todas a variáveis foram bem calculadas, paisagem, espaço disponível, exposição solar, localização, etc.

Os "Amigos das Clássicas BMW de Espanha", são muito profissionais em tudo o que fazem.

Imagem

A princípio, parecia tudo um bocado caótico.

Imagem

Passado pouco tempo e após algumas afinações.

Imagem

O resultado final foi o pretendido.

Imagem

Para satisfação do organizador e grande responsável por este evento, José Ramón.

Imagem

A minha mota, alinhada com as outras.

Imagem

Imagem

Com o Road Book colado ao depósito.

Imagem

Rapidamente seguimos, durante cerca de 20 km para Sul, junto à costa, até Oia, altura em subimos uma montanha com vistas lindíssimas para o mar, a Serra de Groba.

Aqui a minha R90S nas curvas.

Imagem

Assim como subimos, também descemos, novamente para o nível do mar, seguindo até A Guarda.

Aí subimos novamente até ao Monte de Santa Tecla.

Mais uma vez as motas ficaram em formação, desta vez espontânea, com a presença de motas posteriores às R90S, as R100S, mas em tudo semelhantes.

Imagem

Imagem

Aqui, a mota do Mário Lima, ficou ao lado da minha.

Imagem

Imagem

As vistas eram espectaculares.

Aqui, para a margem portuguesa e foz do Rio Minho.

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui, para a costa a Norte de A Guarda.

Imagem

Imagem

E para margem espanhola do Rio Minho.

Imagem

Este monte é também um local de peregrinação.

Imagem

À Igreja de Santa Tecla.

Tem um marco geodésico.

Imagem

E é um sítio arqueológico Celta, com o Castro de Santa Tecla.

Como o ferry, entre A Guarda e Caminha, não estava a funcionar, só navega com a maré cheia, fomos até à Ponte de Vila Nova de Cerveira, para atravessar o Rio Minho e assim entrar em Portugal.

Parte do passeio ia assim ser feito pelas belíssimas estradas do Minho.

Depois de passarmos por Vila Nova de Cerveira, fomos até Paredes de Coura e daí até ao Palacio da Brejoeira.

Imagem

Imagem

Aqui provámos um dos mais afamados Alvarinho's.

Imagem

Imagem

Imagem

Como não podia deixar de ser, mais uma formação.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Seguimos depois para Monção e, sempre na margem portuguesa, subimos o Rio Minho até ao Souto.

Estradas óptimas para passear de mota.

Aí fizemos a travessia para Espanha, em direcção a Arbo.

O objectivo nesse momento já era o almoço, no Restaurante, "A Rula".

Quando chegámos, mais uma formação.

Imagem

Imagem

E a minha, sempre presente.

Imagem

Imagem

Aqui, como no Minho, o Bacalhau tem grandes tradições gastronómicas.

Este estava Muito Bom.

Imagem

No parque de estacionamento, pude ver, com atenção, alguns "upgrades" nas motas presentes.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Mas todas impecavelmente restauradas.

Imagem

Depois da grande almoçarada e muita confraternização, seguimos por uma bonita estrada de montanha, até ao "Balneário de Mondariz", estancia termal muito interessante.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Aqui pudemos beber uma fortíssima água medicinal.

Imagem

Que, segundo diziam, era boa para ajudar na digestão da almoçarada que tínhamos tido antes.

A água aparecia com este aspecto.

Imagem

A Boa Disposição estava sempre presente.

Imagem

Aqui com o mentor da localização desta "Reunion", e deste passeio, o simpatiquíssimo Fernando Portanet.

Imagem

Esta mota, por necessidades especiais do seu condutor, tinha o travão traseiro do lado esquerdo, ao lado do selector da mudanças.

Imagem

De seguida, mais umas estradas de montanha, mais umas Autopistas e Autovias, também de montanha e chegámos ao hotel, para nos prepararmos para o jantar de consagração no Parador de Baiona.

Antes, ainda houve tempo para um passeio pelas Muralhas da Fortaleza de Baiona.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

E para um cocktail servido no exterior.

Imagem

O jantar, apesar de já serem quase 22:00h, foi servido ao Por do Sol, com vista esplendorosa para a entrada da baía de Baiona e para as Ilhas Cíes. Uma conjugação excepcional.

Imagem

Esta era a ementa.

Imagem

Aqui, dois dos incansáveis organizadores deste evento. A Carmen e o Carlos.

Imagem

E claro, o José Ramón, com as suas palavras amáveis e acolhedoras, fazendo com que todos, incluindo eu, ficassem com muita vontade de repetir esta espectacular experiencia no próximo ano.

Imagem

Mais uma vez, quero aqui agradecer a todos, o acolhimento muito atencioso de que fui alvo, mas também quero destacar a atenção especial do José Ramón e do Fernando Portanet, que tornaram possível esta minha vinda a Baiona.

Depois do jantar ainda fui com o Fernando, e mais alguns amigos, beber umas "copas" para os animados bares de Baiona.

No dia seguinte, foi só arrumar tudo, e fazer calmamente a viagem de regresso para Lisboa, que correu sem incidentes.

Para que tudo, incluindo os presentes que recebi dos "Amigos das Clássicas BMW de Espanha" e até uma garrafa de Alvarinho do Palácio da Brejoeira, fosse e viesse, bem acondicionado, muito importantes foram os sacos interiores que a conceituada marca de malas portuguesa, "Muu", fez especialmente para as malas da minha R90S.

Imagem

Imagem

Imagem

Muitos foram os olhares de "nuestros hermanos" que os cobiçaram.

A meio da tarde, ainda cheguei a tempo de participar na Manifestação Contra as Inspecções Obrigatórias para as Motas!!
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes