baner nov12

 

Passeio pelo Sudoeste Alentejano

No fim-de-semana de 10 e 11 de Novembro terá lugar mais um passeio promovido pelo BMW Motoclube Portugal, desta vez pela bonita região do Sudoeste Alentejano que abrange o litoral sudoeste de Portugal Continental, no sul do litoral alentejano e no barlavento algarvio em redor do Cabo de São Vicente e abrange os concelhos de Sines, Odemira, Aljezur e Vila do Bispo.

arrabida_1 troia

 

A caravana irá passar pela Serra da Arrábida em direcção a Setúbal, local aonde apanharemos o ferry rumo a Tróia. De seguida rumaremos a Sines e logo após, em direcção a Vila Nova de Mil Fontes para almoço no restaurante “Tasca do Celso” passando primeiro por Porto Côvo aonde poderemos apreciar a vista da ilha do Pessegueiro.

 

sines03 pnsaecv

 

Sines, município costeiro no distrito de Setúbal, na região do Alentejo Litoral, tem uma população estimada em mais de 14.000 habitantes e uma área total de 203 km ² e uma longa história que remonta ao tempo dos romanos, que a usavam como um centro portuário e industrial.
Vila Nova de Milfontes é uma freguesia do concelho de Odemira. Está encurralado entre o Oceano Atlântico e o Rio Mira, no Sudoeste Alentejano e o Parque Natural da Costa Vicentina. Fundada pelo Rei D. João II no ano 1468, teve como primeiros habitantes, presos condenados por delitos menores. A cidade era frequentemente atacada por piratas até que em 1602 foi construída a fortaleza também conhecida como Castelo de São Clemente. Tem um belo estuário que dá abrigo a várias espécies de aves e vida marinha. Raposas e javalis são algumas das espécies que podem ser encontradas nos bosques circundantes.

 

pessegueiro odeceixe

 

Após o almoço, a caravana seguirá em direcção a Sul, passando pela bonita Odeceixe, e terminando no Longevity Wellness Resort em Monchique, aonde chegaremos a tempo de usufruir das magníficas instalações do hotel e dos seus serviços. O jantar será servido no local.

 

monchique serra monchique1

 

A Serra de Monchique no oeste do Algarve, cujo ponto mais elevado, Foia com 902 m de altitude, é o mais alto do Algarve. Por estar próxima do mar, possui um clima subtropical húmido que promove a existência de uma vegetação rica e variada, onde se inclui o raríssimo carvalho-de-Monchique, bem como espécies raras no sul, tais como o castanheiro, o carvalho-cerquinho ou o carvalho-roble. Existe um importante complexo termal, Caldas de Monchique, rodeado por um parque de vegetação luxuriante onde existe a maior magnólia da Europa. Vários ribeiros e ribeiras têm origem na Serra de Monchique, entre as quais a Ribeira de Seixe, a Ribeira de Aljezur (ou da Cerca), a Ribeira de Odiáxere, a Ribeira de Monchique e a Ribeira de Boina.

No domingo, rumaremos a norte em direcção á barragem de Sta Clara e depois até Santiago do Cacém aonde iremos almoçar no restaurante “O Peregrino”.
No percurso até ao almoço, passaremos por estradas cheias de bonitas paisagens muito características da região.
Este é um lugar com uma história rica, um grande património arquitectónico e arqueológico e com paisagens deslumbrantes que o convidam a descobrir e visitar a região.
Santiago do Cacém, localizada a cerca de 17 km do mar, tem um centro histórico muito antigo, onde além da Igreja Matriz e do Castelo de várias ruas, se podem ver mansões e casas mais modestas. A principal atracção são as ruínas romanas de Miróbriga, a prova de que já havia residentes na área há mais de 25 séculos atrás.

 

sta clara3 santiago cacem

 

Para conhecer isto e mais, venha daí e participe inscrevendo-se em mais este passeio do BMW Motoclube Portugal.

PROGRAMA
Sábado 10 de Novembro:
08:30 – Ponto de Encontro
09:00 – Saída para início do Passeio
13:00 – Almoço na Tasca do Celso em Vila Nova de Milfontes
15:00 – Saída para o percurso da tarde
17:00 – Chegada ao Longevity Wellness Resort em Monchique
21:00 – Jantar no restaurante do Hotel
Domingo 11 de Novembro:
10:00 – Saída para o percurso da manhã
13:00 – Almoço no restaurante O Peregrino em Santiago do Cacém
16.00 – Final do Passeio

PREÇO

precos

NOTAS
-Evento com número limitado de Inscrições;
-Estão incluídos no preço o alojamento no Hotel, almoço e jantar de sábado, almoço de domingo;
-Não inclui gasolina, portagens e quaisquer outros encargos para além dos acima mencionados;
-O Programa poderá ser alterado sem aviso prévio;