2012-10-hpg

 

No fim-de-semana de 13 e 14 de Outubro terá lugar mais um passeio do BMW Motoclube Portugal, desta vez pela magnífica região do Parque Natural do Vale do Guadiana.


guadiana1   guadiana3

 

O Parque Natural do Vale do Guadiana é uma área protegida, com cerca de 69.700 ha, localizada no sudeste do território português, na região do Baixo Alentejo.

 O Parque abrange os concelhos de Mértola e Serpa, localizados no distrito de Beja, abrangendo a zona ribeirinha do rio Guadiana, num troço de rio que se estende desde uma zona a montante do Pulo do Lobo até à foz da ribeira de Vascão, fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Merece referência a Vila de Mértola, localidade de grande interesse histórico.

 

Inscrição rápida   Aqui        ENCERRADAS AS INSCRIÇÕES

 

De um modo muito simplificado, as diversas unidades paisagísticas estão distribuídas por três grandes estruturas geomorfológicas:

As planícies ondulantes, que dominam em área e onde se encontram as culturas extensivas de sequeiro, as áreas de esteval e os montados de azinho;
As elevações quartzíticas das serras de São Barão e Alcaria; nesta última encontra-se o ponto mais alto do Parque Natural. Daqui, com apenas 370 m, consegue-se desfrutar de uma magnífica panorâmica sobre o relevo suave da planície alentejana e o enrugado resultante da influência próxima da serra algarvia;
E os imponentes vales, encaixados no rio Guadiana e seus afluentes, marginados por escarpas e fantásticos matagais mediterrânicos – a formação que mais se aproxima da vegetação original da região, restringida hoje às zonas mais inacessíveis, onde a intervenção humana pouco se faz sentir.

  mapapnvguadiana    logopnvguadiana

 

À paisagem árida e agreste de verão sucedem-se os prados verdes no inverno que vão dando lugar a uma explosão de cores com a aproximação da primavera. Subjugado a um regime de torrencialidade, nos verões mais secos as ribeiras afluentes do Guadiana ficam reduzidas a pegos enquanto que, nos invernos mais chuvosos o caudal aumenta significativamente, submergindo por completo, sob um turbilhão de água barrenta, a queda do Pulo do Lobo. Como referência ficará com certeza o mês de Novembro de 1997, em que o Guadiana subiu cerca de 20 metros acima do normal, na vila de Mértola.



 pulolobo  mertola_vista_sul 

 

Este troço do Vale do Guadiana possui um grande interesse faunístico, florístico, geomorfológico, paisagístico e histórico-cultural e foram estes factores que, conjugados com a circunstância da identidade desta paisagem, se encontrar ameaçada pelo progressivo desaparecimento dos sistemas tradicionais de utilização do solo, justificaram a sua classificação como forma de salvaguardar os valores existentes e promover o desenvolvimento sustentado da região.

 

Para conhecer isto e mais, o grupo sairá sábado logo pela manhã em direcção a Mourão aonde será servido o almoço, chegando ao final da tarde a Tavira, lugar aonde ficará alojado na bonita Pousada do Convento da Graça.



 pousadatavira  restarmzcentral

No domingo seguiremos viagem e a terminar o passeio, está uma passagem pelas Minas do Lousal, antiga referência na exploração de pirites em Portugal até ser desactivada em 1988, com almoço no local e visita ao complexo.

Venha daí e participe inscrevendo-se em mais este passeio do BMW Motoclube Portugal.

 

PROGRAMA
Sábado 13 de Outubro:
08:30 – Ponto de Encontro
09:00 – Saída para início do Passeio
13:00 – Almoço Restaurante Adega Velha em Mourão
15:00 – Saída para o percurso da tarde
19:00 – Chegada á Pousada de Tavira
21:00 – Jantar no Restaurante Quatro Águas junto á Ria Formosa

Domingo 14 de Outubro:
10:00 – Saída para o percurso da manhã
13:00 – Almoço no Restaurante Armazém Central nas Minas do Lousal
15.30 – Visita ao local (opcional)
 Final do Passeio

 

PREÇO
precos


NOTAS
-Evento com número limitado de Inscrições;
-Estão incluídos no preço o alojamento na Pousada, almoço e jantar de sábado, almoço de domingo;
-Não inclui gasolina, portagens e quaisquer outros encargos para além dos acima mencionados;
-O Programa poderá ser alterado sem aviso prévio.