Geres

19 e 20 de Maio

Pousada do GeresRepartida entre o Minho e Trás-os-Montes, a serra do Gerês integra o único parque nacional existente em Portugal. Com os seus mais de 1500 metros de altitude máxima, esta serra alberga uma fauna interessante e variada, incluindo diversas espécies que não ocorrem no resto do país, o que, em conjunto com as magníficas paisagens, fazem com que este local seja de visita obrigatória.   Esta bela região recebeu o seu foral, em 1514, por D. Manuel I. Encontramos em Terras de Bouro o velho "Castro" da Caledónia, erigigido pelos romanos, além de inúmeros marcos milenários e a via romana que ligava Braga a Astorga, localidade conhecida por Geira que é património nacional de Portugal. Neste passeio do BMW McP poderá descobrir muito do que a Serra do Gerês e do Parque nacional da Peneda-Gerês lhe pode oferecer. O Gerês é certamente um dos locais turísticos mais fantásticos em portugal, conjugando o mais  fantástico da pureza do mundo natural com a oferta de lazer e diversão.

Descubra por que é melhor visitar Portugal e passear pelo Centro do País com o BMW MOTOCLUBE PORTUGAL.
Inscrição Rápida é Aqui


images_02

O Parque Nacional da Peneda-Gerês ou "conjunto serrano da Peneda-Gerês", é o único parque nacional de Portugal e situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até a Serra do Gerês - daí a sua designação -, sendo recortado por dois grandes rios, o Rio Lima e Cávado. Fazendo fronteira com a Galiza, abrangendo os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre) numa área total de cerca de 70 290 hectares.  

O Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) é considerado pela UNESCO como Reserva Mundial da Biosfera. É uma das maiores atracções naturais de Portugal, pela rara e impressionante beleza paisagística e pelo valor ecológico e etnográfico e pela variedade de fauna (corços, garranos, lobos, aves de rapina) e flora (pinheiros, teixos, castanheiros, carvalhos e várias plantas medicinais). Estende-se desde a serra do Gerês, a Sul, passando pela serra da Peneda até à fronteira espanhola. Inclui trechos da estrada romana que ligava Braga a Astorga, conhecida como Geira.images_03 

No parque situam-se dois importantes centros de peregrinação, o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, réplica do santuário do Bom Jesus de Braga, e o de São Bento da Porta Aberta, local de grande devoção popular. A natureza e orientação do relevo, as variações de altitude e as influências atlântica, mediterrânica e continental traduzem-se na variedade e riqueza do coberto vegetal: matos, carvalhais e pinhais, bosques de bétula ou vidoeiro, abundante vegetação bordejando as linhas de água, campos de cultivo e pastagens. As matas do Ramiscal, de Albergaria, do Cabril, todo o vale superior do rio Homem e a própria Serra do Gerês são um tipo de paisagem que dificilmente encontra em Portugal algo de comparável. Estas serranias já foram solares do Urso pardo e da Cabra montesa.

images_06 images_07 images_08

O Lobo vagueia num dos seus raros territórios de abrigo. A Águia-real pontifica no vasto cortejo das aves. Micro-mamíferos vários, caso da Toupeira-de-água, diversidade de répteis e anfíbios e uma fauna ictiológica que inclui a Truta e o Salmão enriquecem o quadro zoológico. Actualmente, o PNPG tem cerca de 240 epécies de fauna vertebrada identificadas no território e 1100 de flora, além de 500 sitios de interesse histórico e arqueológico. O passado traduz-se nos castelos de Castro Laboreiro e do Lindoso, monumentos megalíticos e testemunhos da ocupação romana. A geira, o antigo caminho que conduzia os legionários de Bracara Augusta a Astorga, sobrevive num trecho da antiga calçada e nos curiosos marcos miliários. Curiosos povoados, a arquitectura dos socalcos, paradas de espigueiros, a frescura dos prados de lima, animam um quadro em que a ruralidade ainda está presente. images_05Há também a Ponte da Mizarela, segundo a lenda foi construída pelo demónio, esta antiga ponte românica situa-se na freguesia de Ferral, no concelho de Montalegre. Nesta ponte travou-se uma importante batalha contra os franceses a quando das invasões, em que os populares saíram vitoriosos, derrotando assim o exercito.

 

Descubra por que é melhor visitar Portugal e passear pelo Centro do País com o BMW MOTOCLUBE PORTUGAL.

 

PROGRAMA
Sábado – 19 Maio
10:30H - Ponto de encontro
11:00H - Passeio da manhã
13:30H – Almoço
15:30H - Passeio da tarde
18:30H - Chegada á Pousada do Gerês
20:30H - Jantar na Pousada
Domingo - 20 Maio
10:00H - Passeio da manhã
13:00H - Almoço de encerramento

Regresso Livre
BOA VIAGEM!

» » » » » SEM LIMITE INSCRIÇÕES « « « « «

Preços

A inscrição inclui:
Almoço e jantar de Sábado, alojamento com pequeno-almoço e almoço de Domingo. Participação nas actividades culturais.


INSCREVA-SE JÁ! Aqui

_______________________________________________
Inscrição não inclui: portagens, gasolina, e quaisquer outros custos não indicados.
ESTE PROGRAMA PODE SER ALTERADO A QUALQUER MOMENTO E SEM AVISO PRÉVIO