BMW Ignite Straight 6 - JUGGERNAUT e FACTORY SPECIAL

Este é o espaço para quem quiser trocar impressões sobre modelos da BMW

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Membro Regular
Registado: 25 Jan 2016 17:51
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:24
A costumização de uma luxuosa e moderna BMW K1600 GLT pode parecer um sacrilégio. Mas não é, de todo, impossível. Aqui mostramos-lhe duas!

Imagem

Keiji Kawakita da Hot Dock Custom Cycles, e Kenji Nagai da Ken’s Factory foram desafiados pela BMW Motorrad do Japão para darem início ao projecto Ignite Straight 6. Uma iniciativa destinada a costumizar o modelo topo de gama da marca alemã, a hiper turistica K1600 GTL que pontifica o motor de seis cilindros em linha com 1,649 cc de cilindrada.

Imagem

Três meses de tempo e nenhuma limitação foram as condições dadas. Segundo os criadores, a maior dificuldade foi conseguir contornar a electrónica para poder abolir os modos de motor (as motos agora debitam sempre a potência máxima) e eliminar cabos elétricos desnecessários.

Imagem
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
"Posso não voltar...,mas vou...!!!"
Membro Regular
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:29
Kawakita e Nagai são dois dos mais proeminentes construtores japoneses, bastante conhecidos um pouco por todo o mundo pelas suas criações arrojadas e inovadoras. Ambos já venceram muitas competições de construção, e ficaram ambos bastante entusiasmados com este desafio.

Amigos de longa data, transformaram este desafio numa competição entre eles. Quem ganhou? Será você a decidir!

JUGGERNAUT

Imagem

Fruto da inspiração de Keiji Kawakita, a Juggernaut é uma máquina pós apocalíptica, de estilo Steampunk. Uma mistura de uma personagem de Mad Max num conto de Jules Verne. Kawakita admite que o seu plano era não ter plano nenhum!

“Comecei sem nenhum desenho. Fechei-me na oficina a observar a K1600 GTL, e veio-me à ideia associá-la a uma arma de guerra”.

Imagem

Começando na pintura, que evoca os mais terríveis massacres e bombardeamentos, aos manómetros em cobre do início da era industrial, as tubagens que conferem uma aspecto robótico, até à profusão de parafusos e rebites que definem a robustez do aspecto e são um elemento unificador do conceito, esta moto é impressionante e algo absolutamente fora dos cânones da costumização.
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:35
A nova carenagem, que se assemelha a uma carapaça, é completamente fabricada em alumínio, contornada por tubos também de alumínio, que acentuam a robustez do conjunto. O escape foi redesenhado e feito à medida, e os faróis, tal como a inspiração da frente, provêm de uma “GS”.

Kawakita classifica a Juggernaut como sendo uma moto “para condutores experientes”. Provavelmente o facto de acusar 348 kg na balança e ter um comprimento de 2,5 metros, para além de uma potência descomunal, deve ter algo a ver com isso.

FACTORY SPECIAL

Imagem

Kenji Nagai optou por um estilo completamente diferente para a sua “K”. Uma engenharia profunda criou uma “dragbike” longa, esguia e baixa. Uma Digger Old School!

“Em princípio tinha pensado construír uma Bagger. Mas como a moto original já era uma turística, para fazer algo diferente inspirei-me nas Digger. Mas deixei ficar a roda de 23 polegadas!”
Imagem

Grande parte da moto original desapareceu, para dar lugar a soluções técnicas trabalhosas. Foi o caso da suspensão dianteira, onde o "telelever" foi removido para ser substituída por uma forquilha de vigas simples que acolhe a roda de 23 polegadas, e que conjuga na perfeição com a jante traseira fechada, de 20 polegadas, colocada na extremidade de um "paralever" alongado, e calçada com um espectacular Avon Cobra de medida 220.

A carenagem foi reduzida ao mínimo, para salientar as traves do quadro e o igualmente imenso motor, escondido por detrás de uma estilizada grelha de radiador.

Como que numa perfeita provocação à anterior vocação turística da K1600 GTL, Nagai implementou nesta Factory Special um assento minimalista em alumínio escovado.

O único apontamento de cor desta moto provém do discreto farolim de LED, encastrado debaixo do assento, e que “ruboriza” a borracha traseira.

Imagem

Esta é uma das K1600GTL Exclusive originais
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:43
FACTORY SPECIAL

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Eduardo Filipe em 16 Fev 2016 23:11, num total de 2 vezes.
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:48
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por Eduardo Filipe em 16 Fev 2016 23:07, num total de 1 vez.
Abraço
Eduardo Filipe

ImagemImagem
Membro Regular
MensagemEnviado: 16 Fev 2016 22:57
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem