GPS Tracker - localizador motas

Acessórios, upgrades, gadgets etc. para as nossas motos e equipamento para para andar nelas. Tudo o que inventamos para as BMW serem motos completas e para que o prazer de as conduzir seja ainda maior.

Moderadores: Rui Viana, pedropcoelho, amandio, JoseMorgado, MHQC

Responder
Luis_Lx
Membro em Estágio
Registado: 04 out 2017 15:20
Contacto:

GPS Tracker - localizador motas

Mensagem por Luis_Lx » 13 abr 2018 11:22

Amigos:
Parece que é cada vez mais premente cuidarmos da segurança das nossas motas. Há um crescente nº de roubos de motas e devemos tentar anular (pelo menos dificultar) estes casos.
Um localizador pode ajudar na recuperação das máquinas e pergunto que tipo e preços de aparelhos existem e quais os mais aconselhados para as BMW?
Obrigado. Abrç todos
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
H Varadero XL1000, XL 1000FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

NaMcO
Membro em Estágio
Registado: 22 fev 2018 09:39
Contacto:

Re: GPS Tracker - localizador motas

Mensagem por NaMcO » 14 abr 2018 20:59

Boas!

Eu para já estou a utilizar este:

https://www.gearbest.com/car-gps-tracker/pp_698280.html

Está em testes, é do mais simples que existe e custou-me 14 euros com portes.

O que é que faz?
- Realtime tracking: Diz-me sempre onde está com precisão através de uma APP ou de um site.
- History: Guarda historial. Este modelo apenas regista "hoje" e "ontem". Se quisermos ver onde a mota andou "anteontem" já não é possível.
- Shake Alarm: Diz nas informações que suporta registo ou alarmes por vibração mas isto não é verdade.
- GeoFencing: É possível definir uma área circular a partir do local onde a mota se encontra que gerará alarmes cada vez que a mesma entrar ou sair dessa área.
- Speed Limit: Emite um alarme (via SMS ou APP) caso se ultrapasse uma velocidade pré-definida.
- PowerOFF: Emite um alarme (via SMS ou APP) caso seja desligado da corrente da mota.

Estas foram as features que descobri com alguma investigação porque o manual é uma nódoa. Tentativa e erro deram-me também alguns comandos não descritos no manual, mas tudo isto consome SMS (ou através da APP via GPRS mas nem todos funcionam).

De resto, o site e a APP nem sempre estão disponíveis, estão localizados na China e mais parece estarem alojados num PC na casa de algum chinoca dada a velocidade (ou lentidão) com que por vezes as coisas se processam. Quando funciona (a maior parte das vezes, felizmente) é impecável.

Defeitos/Problemas:
- A bateria é fraquíssima. Caso seja desligado ou se acabe a bateria da mota por algum motivo, apenas dura umas 6h. Depois disso chapéu.
- Consome em média 45mA isto dentro da garagem com GSM activo e GPS em "search". Isto significa que com a bateria da minha R1200GS (12Ah segundo o manual) não o posso deixar ligado durante mais que uns dez dias sem andar na mota sob pena de não conseguir pôr a mota a trabalhar. Se todos os valores estiverem correctos, com uma bateria cheia, deve durar mais que 24 dias, mas isto deixa a bateria a zero.
- O site/APP conforme já foi dito acima podem lembrar-se de não funcionar. Após alguma insistência lá abrem, mas volto também a dizer que é raro não conseguir aceder.

Posto este bloco de texto todo, posso dizer que existem toneladas de modelos, eu próprio encomendei agora outra versão mais autónoma com uma bateria muito mais potente (10000mAh) que segundo diz o fabricante (isso...) dura 120 dias em standby. Este já permite ouvir o que se passa nas redondezas ligando para ele, já tem alarme de vibração (via SMS/APP, etc) e já permite configurar mais uma série de modos do GPS a fim de poupar mais a bateria: Ligar quando sente movimento, ligar quando sente que está a vibrar o chassis, é magnético, etc etc.

Não encomendei da AliExpress mas deixo aqui o link do modelo:
https://www.aliexpress.com/item/TKSTAR- ... 55695.html

Pessoalmente, se este último realmente tiver um standby de pelo menos 60 dias (2 meses) acho que prefiro este. Não fico 100% descansado com uma coisa a consumir energia da bateria da mota, sendo esta de uma capacidade tão reduzida. Ambos são à prova de água, o TK915 é magnético e pode ser utilizado num carro, com uma pessoa, etc por ser mais fácilmente removível. Vai avisar-me quando a bateria estiver fraca, carrega-se e fica mais 60 dias sem me chatear.

Há soluções bem mais profissionais que estas "tretas chinesas", algumas monitorizadas 24/7 por pessoas (segundo dizem) que caso exista um roubo em progresso o identificam mais rapidamente e accionam os mecanismos necessários para recuperar o bem. Não sei ao certo valores para estas coisas mas já ouvi falar de valores de instalação de 600-800 eur e "rendas" anuais pela monitorização de 250 eur. Volto a dizer que não sei sobre a veracidade destes valores.

Espero ter ajudado e que a parede de texto não seja assim tão chata de ler como isso lol.

Abraço,
Nuno

Lithyum
Membro Iniciante
Registado: 10 jun 2014 10:53
Contacto:

Mensagem por Lithyum » 15 abr 2018 21:14

Obrigado Luis_Lx pelo OP, e NaMcO pela resposta.
Este assunto dos GPS Trackers é algo que está na minha Shopping List, mas que vai sendo sempre empurrado para o fundo (até ao dia...).
Como resultado do post, voltei a ver umas coisitas sobre o assunto. E fiquei com duas dúvidas:

1- Os GPS mandam os dados (localizações) sempre para os servidores da empresa?
É que isso representa um risco de continuidade. Perdoem-me a falta de fé, mas acredito mais que terei um Google Maps daqui a 10 anos (ou alguma evolução disso) do que o serviço de alguma empresa que pode ou não continuar a singrar neste mundo de constante mudanças. Existe alternativa, ou todos os produtos que existem no mercado (vi uns poucos, sempre no ALiExpress) enviam sempre os dados de tracking para os servidores da empresa?

2- Existe algum plano especial para os cartões SIM que são usados nos GPS Trackers?
Isto é, não pretendo estar a pagar exorbitâncias por um cartão SIM que provavelmente só se vai ligar à net de tempos a tempos para mandar uns poucos de uns bytes. Não faz chamadas e (espero que nunca) só me enviará SMS nalguma situação anómala. O que conhecem / usam por aí de aplicável?
Ricardo Anastácio

BMW F 800 GT, laranjinha
Nikon D90

Luis_Lx
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por Luis_Lx » 18 abr 2018 10:52

Obrigado a ambos pelo relato das experiências.
O Nuno tem a experiência dos produtos do "reino da china" e, como sabemos, o funcionamento destes artigos é mesmo como ele diz: intermitentes (os gajos devem ser bons é em piscas...).
Mas tb fico com muitas dúvidas sobre os que utilizam cartão: já li que há com franquia anual de 60 euros (+-), que basta comprar um cartão que se carregue com um minimo de euros de 3 em 3 meses, etc... O melhor era não ter mota pois deixávamos de ter esse problema tb :) . Mas que fico assustado com o q vou ouvindo, isso fico! Tb não queria nada q estivesse sempre a consumir bateria (embora a minha esteja sempre ligada ao Optimate). Vou ter de investir mais tempo neste assunto.
Obrigado a abrço a todos.
- Quem vai ao Lés a Lés este ano (final de maio)? -
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 19 abr 2018 14:43

Ao Lés a Lés vai o nosso presidente (sempre) :mrgreen:
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

Luis_Lx
Membro em Estágio
Contacto:

Mensagem por Luis_Lx » 19 abr 2018 22:31

Até parece mal perguntar - e podem multar-me q mereço - mas quem é o Presidente?
H Dominator 600
H Transalp 650, 700FI
Suzuk DL 650, DL 1000
H CBF 1000
H Silver Wing 600
Yamh XT1200Z
BMW GSA R1200 LC

amandio
Membro Veterano
Registado: 21 abr 2008 12:05
Contacto:

Mensagem por amandio » 23 abr 2018 06:35

O Zé Morgado é o presidente do clube! :D
Amândio de Aveiro
(da Madeira, que já esteve em Oeiras e agora em Oslo)
R1150 GS [2002-2013]

JoseMorgado
Direcção BMW McP
Registado: 23 jan 2008 21:41
Contacto:

Mensagem por JoseMorgado » 24 abr 2018 21:25

amandio Escreveu:
23 abr 2018 06:35
O Zé Morgado é o presidente do clube! :D
Obrigado Amândio!

Estive uns dias fora, e não prestei a Atenção devida ao nosso Fórum....

É verdade, desde o final de Março do Ano Passado, que os Sócios do BMW Motoclube Portugal quiseram que eu assumisse este Encargo!!

Mais uma vez este Ano, como em quase Todos desde o seu início, irei ao Lés-a-Lés.

Já sairam as Listas, por ordem alfabética, e por condutor A e B.

http://www.les-a-les.com/Events/LAL

Equipas oficiais do BMW MC PT, contei 7!!

Mas pode haver mais....
José Morgado
Sócio 237

R65 78
R100R 92
R1100RS 94
R1200RT 07
R90S 74
Imagem

Responder

Quem está ligado:

Utilizadores neste fórum: Nenhum utilizador registado e 2 visitantes