2011-04-hmpg

 21 e 22 de Maio

As Aldeias Históricas são absolutamente singulares e convidam à descoberta! Venha conhecê-las! 

Enquadradas em paisagens monumentais, as Aldeias Históricas são testemunhos mágicos da passagem dos séculos! Localizadas numa região do país com várias estradas classificadas como das mais belas Estradas da Europa, é este um programa excepcional para disfrutar em pleno da sua moto BMW.

Venha conhecer ou revisitar as Aldeias portuguesas cuja primitiva ocupação humana remonta à pré-história, possivelmente a um castro Neolítico. Atraídos pela riqueza mineral da região e pela posição estratégica dos locais, estes teram sido sucessivamente ocupados por Romanos, Visigodos e Muçulmanos.


Inscrição Rápida é Aqui

aldeias_Aldeias Históricas são antiquíssimos núcleos urbanos com fundação anterior à nação portuguesa, de grande importância histórica.

 

Erguem-se normalmente em terras altas, pois constituíam núcleos de defesa das populações que nelas se estabeleceram, ainda antes da denominação romana.

 

Destacam-se pela arquitectura militar, pois a maioria encontra-se rodeada de muralhas e desenvolve-se junto de um castelo.

 

 

 

 O Castelo de Sotelha,

castelo_sortelhaErguido sobre um maciço granítico em posição dominante sobre o vale de Riba-Côa, área de passagem entre a Meseta Ibérica e a depressão da Cova da Beira, integra-se o conjunto desta que é considerada uma das melhor conservadas Aldeias Históricas da Beira Interior.

O Castelo (ou cidadela), no estilo românico e gótico, com intervenções manuelinas, encontra-se na cota de 760 metros acima do nível do mar, interrompendo a cerca da vila a Sudeste e desenvolvendo-se para o seu exterior. Acedido por uma escadaria, os seus muros apresentam traçado ovalado irregular percorridos no topo por adarve com remate biselado e seteiras cruciformes. São rasgados por duas portas:

    * a Porta do Castelo, a Nordeste, em arco pleno, com ombreiras parcialmente entalhadas no afloramento rochoso, é encimada por balcão misulado com mata-cães (conhecido como “Varanda de Pilatos”) ao lado do qual se inscrevem as armas de D. Manuel I;
    * a Porta Falsa do Castelo, a Sul, com lintel recto e umbrais oblíquos.

castelo_penedonoO Castelo de Penedono, também referido como Castelo do Magriço.

A actual configuração do castelo remonta aos fins do século XIV, quando D. Fernando (1367-1383) incluiu a povoação no termo de Trancoso.

Com a função de Solar, apresenta planta hexagonal irregular, com os panos laterais de muralhas ressaltados e protegidos por ameias piramidais. Em pedra de granito e xisto, no sector noroeste, a muralha é reforçada por um cubelo defensivo. Dois outros robustos torreões prismáticos, com contrafortes e mísulas, são coroados por ameias piramidais.

Curiosidade:
Além da magnífica paisagem que se descortina do alto de seus muros, caso o mesmo se encontre fechado, a chave encontra-se na pequena loja vizinha ao pelourinho da vila.

PROGRAMA
Sábado – 21 Maio

10:00H – Santarém, Porta do Sol
10:30H – Passeio
13:00H – Almoço em Monsanto, Restaurante Petiscos e Granito
15:00H – Passeio
18:30H – Pousada de Manteigas, São Lourenço

Domingo – 22 Maio
09:00H – Pequeno-Almoço e Check-out
10:00H – Passeio
13:00H – Almoço em Escalhão, Restaurante O Lagar

Regresso Livre
BOA VIAGEM!

» » » » » SEM LIMITE DE INSCRIÇÕES « « « « «

 bmwmcp_castelos_preco

A inscrição inclui:
Almoço e jantar de sábado, dormida na pousada, almoço de domingo.


 INSCREVA-SE JÁ!  Aqui

________________________________________________

nova_imagemE já sabe: se por qualquer motivo não tiver a sua moto BMW disponível, o BMW Motoclube Portugal em parceria com a Hertz dão-lhe a possibilidade de participar no passeio numa moto BMW alugada. Só tem de escolher um dos modelos BMW disponíveis. Como vê não há motivo para não fazer km's de satisfação numa moto BMW.

____________
Inscrição não inclui:
portagens, gasolina, e quaisquer outros custos não indicados.
ESTE PROGRAMA PODE SER ALTERADO A QUALQUER MOMENTO E SEM AVISO PRÉVIO